terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A primeira saída!!!

Ontem foi a primeira vez que saí. O Y. já conhece várias coisas aqui em Luanda mas eu ainda não conheço nada.
Fomos jantar ao "Cais de 4"....um restaurante muito simpático, com uma vista fabulosa para a cidade de Luanda. Fantástico...jantar ao luar, mesmo em frente ao mar, com a brisa quente do inicio da noite a bater-nos na face. Como foi o primeiro jantar num restaurante em Angola, tinha que experimentar a lagosta. Por acaso não sou grande fã de mariscos, mas tinha mesmo que experimentar, acompanhada de um bom vinho branco bem freco. Como seria de esperar, o jantar foi carissimo, pagamos 178 dólares (2 pessoas)...mas cá começamos a habituar-nos a estes preços absurdos. A nossa vida em Angola não pode ser so trabalho e nós não queremos de forma nenhuma prescindir da nossa vida social. Foi uma noite fantástica e super agradavel. Chateia-me facto de andarmos com motorista...acabamos por não estar à vontade mas também será por pouco tempo.
Um facto muito engraçado foi que reparei numa loja comercial aqui em luanda que vende material hospitalar....até aí, tudo bem...na Tuga temos dessas lojas que vendem cadeiras de rodas, próteses, meias elasticas, etc´...o curioso é q na loja de cá vende camas de hospital, encubadoras...
Hoje foi dia de Carnaval e ofereceram-nos convites para assistir ao corso nas tribunas da avenida. Tinhamos que ir...queria, pela primeira vez, andar no meio de muita gente e também perceber como é vivido o carnaval por cá. Achei extremamente interessante, as mensagens que são transmitidas na escolha dos temas...p.e., a protecção da natureza, a problematica do lixo na cidade de Luanda. Gostei muito de observar a forma alegre como dançam e cantam e gostei, especialmente, das cores deste carnaval. Mas a cor é um facto predominante neste país, quer seja carnaval ou não...não é só a luminosidade da cidade com as vestes coloridas...o oposto das cores ténues ou escuras que utilizamos na Tuga. Aqui, há luz e cor pelas ruas. Ao passarmos no bairro da cuca, vimos uma quantidade enorme de gente a vender um pouco de tudo na rua: peixe, ovos, carne, artigos de higiene....encontra-se de tudo. Gostei de apreciar o movimento, o facto de em todo lado há grupos de pessoas nas ruas, a conviver, a beber e a comer o verdadeiro churrasco angolano.
Estou aqui há pouco mais de uma semana e só posso dizer que estou a gostar muito e que está a ser uma experiência muito interessante....tenho a certeza que ainda tenho muitas coisas boas para descobrir!

1 comentário:

  1. Olá a ambos

    Obviamente a ambos. Porque ambos soa a juntos e juntos soa a inseparáveis. Não aqueles inseparáveis de pacotilha, aqueles inseparáveis que batem nas costas e dizem "apareçam". Estou a falar daqueles inseparáveis para quem a distância (por muito que custe) não dilacera, não abafa, não apaga, não diminui. Estou a falar de cumplicidade, de pura amizade.
    Quando li as tuas palavras pré-ida (e agora é só para ELA) senti a pungência da saudade e ao mesmo tempo a real alegria do reencontro.

    Que mais vos posso dizer. Boas viagens, bons trabalhos, boas vidas.

    Beijos e abraço
    Miguel Cruz

    ResponderEliminar