quarta-feira, 11 de março de 2009

TPA - Televisão Pública de Angola



A Televisão pública de Angola (TPA) é constituída por dois canais. Pelo pouco que já tive oportunidade de assistir, na TPA1 os programas são de serviço público; a TPA2 é um canal mais generalista, com programas mais modernos, digamos que é um pouco à imagem da nossa SIC no arranque do canal. A TPA2 tem, por exemplo, um programa semelhante ao curto circuito da SIC radical, que é apresentada por dois jovens a Mel e o Jeff. Tem outro, chamado Sexolândia em que a apresentadora é a Tatiana Durão, uma modelo Angolana muito famosa e tem sempre um convidado para responder a questões do público sobre os temas do programa. Tem também o Flash, onde fazem reportagens nas festas e eventos sociais, muito dinâmico e divertido. Naõ podiam faltar as telenovelas e uma das que estão na programação é a novela portuguesa “Morangos com Açúcar” mas também já têm algumas produções nacionais.

Na TPA 1 é curioso os anúncios que se fazem entre programas…tem anúncios de sensibilização à população relativa à vacinação gratuita dos animais (cães, gatos e macacos), contra o vírus da raiva. Tem outros de sensibilização e alerta para o facto de o governo estar a realizar os censos; neste anúncio, por exemplo, é feita uma encenação em que o entrevistador de censos chega a uma aldeia e o ancião tenta perceber quem é e quando o entrevistador lhe explica o que pretende fazer, o ancião recebe-o de braços abertos. Há anúncios de alerta à responsabilização, em que a encenação é um pai que chega à maternidade e inicia um rol de desculpas e argumentos à esposa por não ter chegado a tempo de assistir ao nascimento do filho, quando na verdade se vêm imagens dele a beber e na praia com os amigos. Num outro anúncio contra a delinquência juvenil, uma bailarina famosa apela aos jovens para descobrirem também o seu talento.
Há um programa, que penso que é diário, chamado “Vanguarda Policial”, em que é noticiado todas as actividades que a Polícia Nacional está a desenvolver. Há um outro, denominado “Obras Públicas” em que o governo Angolano em parceria com a TPA, divulgam obras de construção e reconstrução que estão a ser realizadas por todo o país (e não faltam temas para este programa…pois há quantidade de obras e estaleiros que se vêm por cá…).
Na próxima semana, vem cá o Papa, então há anúncios televisivos a apelar às pessoas para participarem nos eventos públicos programados para esta visita: procissão das velas, missa na Igreja de S. Paulo, estádio dos coqueiros…
A publicidade é, basicamente, institucional aliás, anúncios publicitários ainda vi poucos: moviflor, telemóveis (unitel), jornal “A bola”, empreendimentos imobiliários.

A televisão de um país, reflecte bem a sua cultura, o seu estado de desenvolvimento. Raramente tenho oportunidade de ver televisão, no entanto, das poucas vezes que vi estes dois canais, chamou-me atenção estes factos e daí achar curiosos e relata-los aqui no blogue.

3 comentários:

  1. Gostei muito do Blog e especialmente do "Y"...(estou a brincar).

    Continua e vê se dinamizas o Blog também com algumas fotos e videos.

    Beijinhos da Tuga

    ResponderEliminar
  2. muito bom

    é pra continuar, espero, pois o conteúdo, vale!!


    abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns em primeiro lugar!! Passei em "revista", mas a passear neste espaço infinito de opinião e de comentário. Já li e verifiquei muitos comentários, menos e mais interessantes sobre o tema. Este, pela sua construção, particularizou e chamou-me a atenção sobre o imenso espaço a trabalhar e a produzir conteúdos em televisão de filosofia pública e fundamentalmente virada, satisfazendo o seu grande público (cidadão). Televisão Comercial SIM, mas Televisão Pública SEMPRE. Saibamos preservar conquistas adquiridas. Finalmente...agradeço o interesse pelo tema. Abraço

    ResponderEliminar